Blog

Unidade Osasco

Alunos desenvolveram mapas mentais na construção de conhecimento histórico

Estudar história é fundamental para compreendermos o presente e pensarmos no futuro. O conhecimento histórico, bastante valorizado no Colégio Anglo Leonardo da Vinci, permite o entendimento sobre o que os seres humanos, enquanto seres sociais, pensaram e fizeram ao longo do tempo.

Durante o 2˚ bimestre, na disciplina de História, os alunos do 9˚ ano das unidades Osasco e Alphaville 2 estudaram o “Período Entreguerras”, um momento bastante conturbado que ocorreu entre a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período aconteceram significativos episódios históricos, como a Crise de 1929; a ascensão do Fascismo na Itália e do Nazismo na Alemanha; e a propagação dos ideais socialistas.

Pensando na estreita relação entre o passado e o presente e como um atua sobre o outro, as turmas realizaram trabalhos bastante completos com essas associações. Desenvolvendo mapas mentais e destacando as iconografias pertinentes aos assuntos abordados, os alunos fizeram relações entre o Nazismo e o Neonazismo; a Crise de 1929 e a Crise de 2008; e entre o New Deal e a política adotada nos Estados Unidos pelo atual presidente Joe Biden.

O trabalho teve como principal objetivo construir conhecimento histórico a partir de pesquisas que extrapolam os conteúdos vistos em sala de aula. “Os alunos se superaram, fizeram trabalhos excelentes e puderam se sentir protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Parabéns aos envolvidos!”, comentou o professor Ricardo.