Blog

Unidade Osasco

Ensino Fundamental I e II compartilham descobertas e muito conhecimento

Os alunos do Ensino Fundamental I e II compartilharam suas descobertas, muito conhecimento e diversos trabalhos na SACT – Semana de Artes e Ciências, com ênfase em Tecnologia neste ano. O evento, que aconteceu pela primeira vez em formato digital, foi resultado da construção do conhecimento de todos ao longo da jornada de estudos.

“A proposta foi expor os conteúdos em um único canal de forma que pudessem conversar entre si. Assim, criamos um movimento, como em uma Feira de Ciências, na qual o visitante visualiza todas as turmas. Levamos as discussões de sala de aula para a realidade além dos muros da escola”, conta o professor Felipe, que organizou a Sact com o professor Josué.

No Fundamental I, as apresentações gravadas pelas professoras foram disponibilizadas simultaneamente para todas as famílias. Na unidade Osasco, houve o registro dos momentos das crianças em contato com as Tecnologias aplicadas no dia a dia.

O 1º ano apresentou a temática “Abelhas Nativas Brasileiras e O Mundo das Formigas e o 2º ano compartilhou sua pesquisa “Conectando lugares e pessoas”. Já o 3º ano mostrou “Consumo Responsável”. Os alunos do 4º ano trouxeram “Viajando pelo mundo do Cordel” e do 5º ano abordaram um assunto delicado e necessário: a problemática do “Trabalho Infantil”.

No Fundamental II, a reflexão “Do espaço escolar para o espaço social” direcionou as atividades. O 6º ano elaborou a Exposição fotográfica sobre os impactos ambientais urbanos a partir de imagens produzidas pelos estudantes em suas regiões. O 7º ano fez documentários das Epidemias e Pandemias históricas.

O público conferiu também os podcasts de “Racismo Estrutural”, do 8°ano, e a plenária com a Simulação do Parlamento Jovem, momento em que o 9º ano compartilhou o debate acerca de questões atuais da cidade.

Segundo o professor Felipe, as produções enriqueceram a vida de quem assistiu e fortaleceu o desenvolvimento de habilidades nos estudantes, como trabalho em equipe, protagonismo, comunicação, respeito, organização, liderança, responsabilidade e autoconfiança.

“Temos orgulho do esforço dos nossos alunos. Com todos os professores e profissionais envolvidos, transformamos uma ideia em um projeto grandioso, que ressaltou a força do método Aprender a Estudar em nosso Colégio. Foi uma experiência emocionante”, finaliza.