Blog

Unidade Osasco

Atividade com alunos do EF1 incentiva a prática da leitura

Por meio da leitura é possível conhecer o mundo, se entreter com histórias e aprender sobre os valores da vida, estimula a criatividade, pois, ao ler histórias, as crianças exercitam a imaginação.

A leitura é um hábito que deve ser incentivado, tanto na escola quanto em casa. A melhor forma de ensinar às crianças sobre a importância da leitura é através do exemplo – pois as crianças aprendem a partir daquilo que vêem.

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre os alunos do Ensino Fundamental 1, a professora Sônia, da unidade Osasco do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, criou o “Projeto Leitura”, uma atividade que engaja os pequenos ao longo de diversas semanas. Nesse projeto, cada aluno escolhe um livro, da biblioteca da Escola ou que tenha em casa, para ler e apresentar aos colegas.

Os alunos fazem a leitura do livro escolhido em casa, junto da sua família. Segundo a professora Sônia, “além de estimular o hábito de ler, o Projeto Leitura também tem como objetivo proporcionar uma interação entre a criança e seus familiares”. Enquanto a criança lê trechos do livro, os familiares gravam um vídeo para que a professora compartilhe com a turma durante a aula. Após a apresentação do vídeo, o aluno ainda explica o que aprendeu a partir da leitura. Cada dia da semana um aluno fica encarregado de apresentar a sua leitura!

Além das atividades do Projeto Leitura, a professora Sônia também faz a leitura de livros com os pequenos em sala de aula. Em conjunto, definem metas, preenchem fichas de leitura e realizam atividades extra com os conhecimentos adquiridos por meio dos livros.

Atividades como essa, que estimulam o desenvolvimento intelectual das crianças, são muito valorizadas no Colégio Anglo Leonardo da Vinci. Ficamos muito felizes em ver os pequenos aprendendo a conquistar sua autonomia!