Blog

Unidade Osasco

Estudantes do 3º ano compartilham propostas com os colegas

A turma do 3º ano está vivenciando um momento importante: a escolha dos representantes de sala. Este é um acontecimento tradicional no Colégio Anglo Leonardo da Vinci e abre espaço para que os alunos tenham voz na escola. Enquanto uns defendem suas propostas e ideias, outros, escolhem e votam em que preferem para representá-los.

“Desde o começo da vida escolar, as crianças precisam participar de conversas sobre quem elas vão eleger para representa-las. Assim, elas já começam a entender quais são as consequências de escolher alguém para tomar decisões no lugar delas. É um exercício de cidadania”, conta a professora Tati.

Essa atividade foi organizada totalmente pelos estudantes. Depois de verem alguns vídeos modelos, foram eles que preparam os discursos para apresentar para aos colegas no intuito de ganhar votos. Os meios digitais ajudaram a dar dinâmica na atividade, pois todos precisaram ficar sem distrações para ouvir os candidatos.

Alguns pretendem defender com a escola poder levar brinquedos às sextas-feiras, ampliar cinco minutos no horário de intervalo, manter a câmera ligada durante as aulas, ter novos brinquedos no parque, fazer uma caixa de correios para a troca de cartas entre os amigos, manter os ambientes mais limpos, por exemplo. Foi quase unânime entre os candidatos defender a liberação de comer chocolate durante as aulas.

A turma usou um software para votações, no qual o resultado saiu instantaneamente. As propostas serão apresentadas à coordenadora pedagógica em breve. Os novos representantes terão uma longa jornada de trabalhos pela frente. Mais autonomia e responsabilidades. Mais crescimento para todos!