Blog

Unidade Osasco

3˚ ano da unidade Osasco aprendeu sobre a cultura do país africano

Aprender a respeito de diferentes culturas ao redor do mundo é muito enriquecedor para o desenvolvimento educacional das crianças. Além de pesquisas em livros e na Internet, a conexão direta, através de conversas, com pessoas que moram em outros países, é uma experiência muito significativa para o aprendizado dos alunos.

Na aula de geografia, para finalizar as atividades sobre o continente africano ministradas pela professora Tati, as turmas do 3˚ ano do Ensino Fundamental da unidade Osasco entrevistaram, por videochamada, um casal de brasileiros que atualmente mora em Moçambique, um dos 54 países da África.

O casal entrevistado, Marcelo e Cláudia Oliveira, foi muito simpático com as crianças, respondendo todas as dúvidas que elas prepararam para a entrevista e compartilhando diversas curiosidades sobre os costumes e as singularidades de Moçambique, país que fica localizado no sul do continente africano.

As crianças adoraram aprender sobre as diferenças e semelhanças entre Moçambique e o Brasil. Apesar das inúmeras diferenças, existem certas semelhanças culturais entre os países, pois ambos foram colonizados pelos portugueses. Elas aprenderam, por exemplo, que a língua oficial em Moçambique também é o português, mas no país também são faladas outras 27 línguas e dialetos locais.

“Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, as pessoas aqui em Moçambique são muito felizes. Estão sempre sorrindo e dançando”, comentou a entrevistada Cláudia. O casal explicou como é a vida e a rotina dos moçambicanos, compartilhou sobre a cultura culinária do país e comentou que lá, o povo gosta muito dos brasileiros, portanto a recepção e a adaptação no país foi muito tranquila para eles.

O casal também mostrou diversas fotos que representam o país, instigando ainda mais a curiosidade das crianças em relação ao aprendizado de novas culturas. A professora Tati ficou muito contente com o engajamento das crianças com essa atividade, que certamente rendeu à elas diversos novos conhecimentos!