Blog

Unidade Osasco

Alunos criam linhas do tempo das suas vidas

1˚ ano A da unidade Osasco refletiu sobre o passado, o presente e o futuro

Conhecer a própria história, desde o nascimento até o momento atual, é muito importante para adquirir mais consciência sobre a vida, especialmente para as crianças que estão em desenvolvimento e formação. No Colégio Anglo Leonardo da Vinci, prezamos não apenas pelos conhecimentos convencionais, mas também pelo autoconhecimento dos indivíduos.

Na turma do 1˚ ano A da unidade Osasco, a professora Sônia fez uma atividade muito significativa com os alunos. Eles trouxeram as suas certidões de nascimento e analisaram algumas informações relevantes, como o dia, horário e local de nascimento e com quantos centímetros e quilogramas eles nasceram. “As crianças gostaram muito de ver as certidões de nascimento. Muitas delas aprenderam que o dia do nascimento é o dia do aniversário”, comentou a professora Sônia.

Na atividade, os alunos observaram o desenvolvimento das suas vidas até o momento atual. A professora Sônia foi além das atividades propostas na apostila e solicitou aos alunos que trouxessem algumas fotos de quando eram recém nascidos, fotos de diferentes anos das suas vidas e fotos atuais. “Eles ficaram muito felizes em mostrar as fotos para os amigos”, contou a professora.

Na aula de artes, as crianças desenharam linhas nas cartolinas para ver quantos centímetros cresceram desde o nascimento e também criaram linhas do tempo, analisando momentos importantes e significativos das suas vidas. Segundo a professora Sônia, “os alunos foram os protagonistas na produção das suas autobiografias”.

Para complementar a atividade, os pequenos ainda fizeram projeções futuras, imaginando qual profissão eles gostariam de praticar quando forem adultos. Para isso, eles pesquisaram a fundo sobre as profissões, compreendendo o que teriam que estudar para trabalhar na profissão que escolheram.

Nessa atividade, que durou mais de uma semana, os alunos refletiram sobre o passado, o momento atual e o futuro. A construção da linha do tempo permitiu que eles compreendessem como é o desenvolvimento da vida, e com as projeções futuras eles tiveram a oportunidade de pensar sobre seus desejos e objetivos para os próximos anos.