Blog

Unidade Osasco

3˚ ano conhece conceitos de movimento, luz e visão na aula de Ciências

Na aula de Ciências, os alunos do 3˚ ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, da unidade Osasco, estão aprendendo sobre um tema muito atual e interessante: animação gráfica. Ao explorar essa temática, a turma conheceu os conceitos de movimento, luz e visão, além de diversos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico e digital.

Você sabia que a palavra “animação” provém do latino “anima”, que significa “alma”. Animação significa, portanto, “dar vida” a objetos estáticos. Segundo a professora Tati, “essa temática é importante porque faz parte intensamente do cotidiano dos estudantes, seja por meio do cinema, da televisão ou dos famosos games”.

Para começar a ver a animação na prática, os alunos fizeram, em aula, uma experiência com folioscópio, que são imagens organizadas sequencialmente em um livreto para ser folheado rapidamente, dando a impressão de movimento. Após essa experiência manual, com o auxílio da professora Tati, criaram uma linda animação digital de um foguete levantando voo.

Para enriquecer esse aprendizado, eles entrevistaram a Jéssica, que atua como diretora de arte no marketing do Colégio. Ela é publicitária e especialista em criação. Após compartilhar sua experiência com desenho e animação, o grupo ficou muito interessado no seu trabalho e fez diversas perguntas para compreender melhor sobre os seus processos criativos.

No final da entrevista, Jéssica deu um conselho que gostaria de ter recebido quando era pequena: “se vocês gostam de desenhar, nunca parem de praticar. Insistam no talento de vocês! Essa dica vale tanto para desenho quanto para outros talentos”.

Com os estudos e práticas sobre animação, as crianças aprenderam a valorizar o conhecimento de diversas manifestações culturais e artísticas, a utilizar diferentes linguagens e a compreender o impacto das tecnologias na vida das pessoas e na sociedade. No final do bimestre, junto com as aulas de Tecnologia e Arte, produzirão as suas próprias animações.