Blog

Unidade Osasco

Alunos discutem temas de revista e compartilham conhecimentos

Os alunos do 3º ano estão vivenciando uma experiência enriquecedora: a cada 15 dias, acontece a “Roda de Notícias” no Colégio Anglo Leonardo da Vinci. A partir da leitura de jornais e revistas, eles conhecem temas da atualidade, aprendem a compartilhar ideias e a buscar novos conhecimentos.

 

Segundo a professora Tati, da unidade Osasco, a leitura desses materiais amplia o repertório. Indo além do conteúdo da apostila, a roda de conversas sobre atualidade atende às novas propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“Temos uma variedade enorme de assuntos para trabalhar com as informações publicadas na imprensa. Envolver os alunos na leitura de notícias é fundamental para formar leitores e cidadãos questionadores e bem informados”, ressalta a professora.

Uma pauta sobre “Cientistas que planejam ressuscitar mamutes”, por exemplo, rendeu opiniões diversas na turma. “Fizemos a leitura compartilhada e cada um defendeu o seu ponto de vista. Alguns acreditam que essa ação pode ser benéfica para a humanidade. Outros preferem que isso não aconteça”, acrescenta.

Após envolvê-los em momentos de leitura, pesquisa e troca de ideias, algo sempre valorizado no método Aprender a Estudar, a professora também favoreceu um espaço para a produção de texto. “A leitura estimula a escrita e temos visto que, com este projeto, as crianças estão desenvolvendo a habilidade de reunir conteúdos e produzir textos com mais motivação”.

Animados com as descobertas e o resultado de suas produções textuais, os estudantes quiseram compartilhar essa notícia no mural da escola para que toda a comunidade fique sabendo.

 

“Estamos desenvolvendo o senso crítico sobre o conteúdo apresentado e, assim, formamos pessoas que sabem se posicionar frente a assuntos diversos e que não são engadas pelas fake news [notícia falsa], tão propagadas hoje na internet”, finaliza Tati.