Blog

Unidade Osasco

Alunos conectam conteúdo de Ciências, História e Geografia

O som está muito presente na vida de todos nós e vai muito além de escutar uma música ou os diálogos de um filme na televisão. Os carros na rua, a máquina de lavar dentro de casa, os passarinhos, a chuva que caí, as refeições sendo preparadas na cozinha e, claro, as conversas entre as pessoas, tudo emite som.

Este curioso assunto despertou a atenção dos alunos do 3º ano, da unidade Osasco. Eles estudaram como acontece a propagação do som da voz humana na aula de Ciências e compreenderam que o som nada mais é do que uma energia mecânica que se movimenta em forma de onda.

“O que escutamos é a vibração de moléculas que se propagam em um meio: ar, água, chão, por exemplo. Quanto maior a frequência de uma onda, mais agudo será o som”, conta a professora Tati.

Como os estudantes também estavam pesquisando a importância da reciclagem para cuidar do meio ambiente, em História e Geografia, surgiu uma ideia: construir instrumentos musicais utilizando materiais reciclados, como garrafa pet, canudos de papel, caixas, latas e outros.

Indo além da sala de aula, as crianças observaram ainda que três colaboradoras da escola, a Rita, a Vania e a Ana, adoram cantar. “Foi quando eles ouviram suas histórias de vida, conectaram o conteúdo das disciplinas e propuseram fazer uma banda com seus instrumentos”, acrescenta a professora.

A Rita, a Vania e a Ana foram convidadas a participar do grupo musical. As crianças tocavam enquanto elas cantavam. “Com esta interação maravilhosa, geramos aprendizados não apenas sobre o conteúdo Compartilhamos conhecimento e memória para a vida. Este trabalho reflete como é aprender em nosso Colégio”, ressalta Tati.