Alunos reaproveitam rolo de papel higiênico e criam brinquedos

Azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal. A separação de material reciclado pode ser identificada pelas cores e ajuda muita gente a praticar esse bom hábito! Esse tema relevante na educação ambiental vai muito além disso. Os alunos do 3º ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci descobriram a importância de também reaproveitar alguns materiais.

Você sabia que o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo? Foram cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabaram descartados no meio ambiente. Por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados.

A reciclagem é, portanto, um tema essencial dentro e fora da escola. A professora Irene, de Arte, envolveu as crianças no assunto. Separar corretamente o lixo é um bom ponto de partida. Reaproveitá-lo é uma ótima oportunidade de criar coisas novas. O engajamento da turma para compreender como fazer as duas coisas foi garantido na unidade Osasco.

“Em parceria com as professoras de sala, reunimos rolinhos de papel higiênico e incentivamos a invenção de novos objetos e brinquedos com eles. Fizemos carrinhos de corrida, construímos pistas e outras peças usando a imaginação. Quem estava na aula on-line pôde usar os materiais disponíveis em casa”, conta a professora.

Os alunos perceberam que podem reutilizar materiais do dia a dia ao invés de desperdiçá-los. Com isso, estão conscientes da necessidade de gerar menos lixo para o bem da natureza e de toda a sociedade.