Inspirados na obra “Nas ruas do Brás”, alunos registram momentos especiais

Ouvir histórias de família é algo maravilhoso. São incontáveis os aprendizados que surgem em uma conversa com os pais, tios e os avós! A turma do 3° descobriu a preciosidade de momentos como esse e, além de escutar sobre a infância deles, produziu um livro repleto de façanhas e brincadeiras que ouviram em casa.

O ponto de partida para essa incrível aventura literária foi a leitura do livro “Nas ruas do Brás”, do autor Drauzio Varella, o famoso médico brasileiro. Durante a exploração de seus registros, os alunos descobriram como foi a vida das crianças pelas ruas desse tradicional e conhecido bairro na cidade de São Paulo.

Puderam rir e se comover com relatos tão marcantes e cheios de travessuras. Ao término da leitura, a turma estava bastante empolgada para começar a próxima etapa desse projeto: conversar com seus familiares para ouvir histórias da infância deles! Com esse repertório, reuniram as melhores narrações com a professora Tati para compor um livro da turma.

O resultado está divertido! “Meu avô foi gerente das lojas Riachuelo e todo ano ele era transferido de estado. Sua função era organizar cada loja. Com isso, a minha mãe mudava de escola todo o ano e fazia novas amizades. Aprendeu os costumes, o modo de falar, as roupas e a apreciar a alimentação de cada lugar. Um exemplo é que, no Rio Grande do Sul, as meninas são chamadas de gurias e os meninos de guri, por exemplo”, conta a aluna Alicia.

A Vitória contou a peripécia do avô. “Ele e a sua turma brincavam de “rodar no pneu”. Pegavam um pneu velho de caminhão do borracheiro, que perdia a paciência de tanto que eles pediam, e iam para cima de uma ladeira atrás da casa deles. Eles rolavam ladeira abaixo. Poderia ter escolhido outras histórias, mas essa foi muito emocionante”, diz animada.

Confira aqui o livro completo e aprecie essa produção dos alunos do Fundamental 1, da unidade Osasco.