Para vivenciar aprendizado, os alunos constroem maquetes repletas de detalhes

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental iniciaram o ano de 2021 estudando como um município é formado. Para vivenciar esse aprendizado na prática e aprofundar sua visão cartográfica, que é a representação gráfica, eles construíram maquetes repletas de detalhes do bairro onde moram.

Durante as aulas, a turma descobriu que a cidade é constituída a partir de ruas e avenidas que formam quarteirões. Estes podem ter diversos formatos: triangular, retangular e quadrangular. Os diversos quarteirões farão parte da zona urbana ou da zona rural.

Segundo a professora Tatiane, descrever e representar espaços em maquetes, indicar a movimentação de pessoas, incluir direção estabelecer pontos de referência e desenvolver a observação do espaço para reconstruir em um tamanho reduzido são desafios que motivam os alunos a aprender cada vez mais.

“As maquetes são importantes porque possibilitam o domínio visual de todo o conjunto espacial. De maneira objetiva, as crianças conseguem contextualizar e representar o espaço estudado. Esse trabalho estimula a criatividade e aguça o saber geográfico e histórico”, conta.

O projeto está só começando! Nos próximos meses, a turma terá uma aula on-line com um artista paisagista e fará um livro com paisagens vistas da janela. Este trabalho está sendo realizado nas aulas de Arte e tem tudo para ser enriquecedor!