Alunos ampliam conhecimento sobre velocidade média nas aulas de Física

O Google Maps tem sido usado nas aulas de Física para ampliar o conhecimento dos alunos do 9° ano sobre o tema velocidade média. A ferramenta consegue exemplificar a diferença entre espaço percorrido e deslocamento e torna o aprendizado desse assunto mais prático e interessante.

O aplicativo indica as distâncias entre as cidades, o tempo gasto na viagem com e sem trânsito e o tempo gasto na viagem feita de avião, por exemplo. A partir dos valores fornecidos, a turma determinou a velocidade média de cada rota para as viagens e discutiu os valores encontrados.

Os alunos levantaram ainda a diferença entre espaço percorrido e deslocamento. Segundo a professora Gisele, da unidade Granja Viana, o Google Maps já faz parte do cotidiano de muitas famílias e, consequentemente, dos estudantes. Com isso, tem auxiliado bastante na compreensão e aplicação dos conceitos de Física.

“Quando contextualizamos o ensino, algo que o método Anglo Leonardo da Vinci prioriza sempre, evitamos que eles criem bloqueios para a disciplina, que será cada vez mais explorada daqui para frente. Desmistificamos que a Física é complexa e mostramos que ela está em nosso dia a dia. Isso faz diferença”, conta a professora.