Blog

Unidade Osasco

Atividades contribuíram para o aprimoramento de competências pessoais e sociais

Ao longo do primeiro semestre de 2021, a turma do 1˚ ano da unidade Osasco realizou uma série de atividades com o objetivo de desenvolver habilidades pessoais e sociais dos alunos, algo que é bastante valorizado no Colégio Anglo Leonardo da Vinci.

O conjunto dessas atividades resultou no projeto chamado Líder em Mim, que proporcionou às crianças oportunidades de trabalharem suas competências intra e interpessoais. Em uma das atividades realizadas em aula, por exemplo, os alunos definiram metas pessoais e escolares. Em casa, eles compartilharam essas metas com seus familiares a fim de reforçar o comprometimento em relação aos objetivos definidos.

A professora Sônia também realizou com a turma atividades para identificarem quais atitudes são adequadas, ou não, de se fazer na sala de aula e com os colegas de classe. “Os alunos são bem conscientes em relação ao que é certo ou não. Eles próprios definiram o que está bom e o que precisa melhorar em sala de aula”, comentou a professora.

Entre as atividades, as crianças confeccionaram a árvore dos hábitos, onde cada uma colocou uma palavra com a qual se identificava. No exercício da roleta das palavras, os pequenos também compreenderam sobre ações reativas e proativas em relação às atitudes dos colegas. No final de cada atividade, a professora Sônia fazia um diagrama de lótus com alunos, o que contribui bastante para a fixação dos novos aprendizados.

Ao longo do semestre, a turma criou um lema: “Eu sei, eu posso, eu consigo!”. A professora Sônia se demonstrou bastante orgulhosa da turma. “Foi incrível observar as crianças desenvolverem suas próprias metas e práticas de liderança, que foram exercidas com bastante propriedade”, ela comentou.